login

Centro de Competência em Software Livre da USP relança Projeto Stoa

Por Assessoria de Comunicação NAPSoL

O Centro de Competência em Software Livre (CCSL) relançou no último dia 5, na USP em São Paulo, a Rede de Colaboração da USP que é parte do projeto Stoa. A rede adquiriu uma nova versão e foi apresentada pela Superintendência de Tecnologia de Informação (STI) e seus colaboradores: CCSL-IME-USP e o Instituto de Física (IF-USP).

A nova plataforma, coordenada por Paulo Mereiles e Fábio Kon, é baseada no software livre Noosfero, e foi adaptada para a USP, de acordo com os resultados de mais de um ano de deliberações e discussões e oito meses de desenvolvimento de software.

A rede oferece um perfil na rede da USP para membros, incluindo egressos e convidados da comunidade USP. Suas funcionalidades foram desenvolvidas para serem usadas de forma complementar aos ambientes de apoio às disciplinas da USP, o Moodle do Stoa.

Desta forma, professores e estudantes encontrarão ferramentas colaborativas da Web moderna e todos podem disponibilizar e distribuir o seu conteúdo, se organizar em grupos de trabalho e em poucos minutos e, de forma independente, criar páginas personalizadas para suas disciplinas e projetos.

Dentre as melhorias estão a possibilidade de convidar pessoas sem número USP para participar da rede, chat entre contatos, interface de personalização do perfil amigável, tipos de conteúdo: documentos, blogs (mais do que um por perfil), fóruns, galerias e melhores ferramentas de gestão para administradores de grupos.

Acesse: http://stoa.usp.br/

Vídeo do projeto:http://social.stoa.usp.br/videos/blog/video-stoa-a-universidade-alem-da-sala-da-aula

Para dúvidas e sugestões: suporte@stoa.usp.br