login

OpenBSD 5.2 é lançado

O projeto OpenBSD disponibilizou a versão versão 5.2 de seu sistema operacional similar ao UNIX e baseado no BSD. De acordo com os desenvolvedores, a mudança mais importante dessa nova versão é a alteração de threads no nível do usuário para o nível do kernel. Isso permite que programas com múltiplas threads usem múltiplos núcleos de CPU.

Como de costume, os desenvolvedores também melhoraram o suporte de hardware da distribuição otimizada para segurança ao acrescentar drivers novos e estendidos. Nos computadores x86, a versão em 32 bits do OpenBSD (i386) é agora capaz de hibernar.

Outras melhorias afetam o conjunto de conectividade, os componentes de filtragem de pacotes e diversas ferramentas de rede. O OpenBSD agora inclui o servidor web rápido nginx. Os desenvolvedores também integraram numerosas atualizações para componentes de software já existentes. Um panorama detalhado de todas as mudanças e novos recursos podem ser encontrados nas notas de versão e no registro de alterações.

O OpenBSD 5.2 está disponível para download nos espelhos do projeto. Alternativamente, usuários podem apoiar o projeto ao comprar essa versão mais recente em 3 CDS por 50 dólares canadenses (aproximadamente 102 reais) ou fazer uma doação.

Fontes: openbsd.org e h-online, em inglês; linuxmagazine, em português.